Difícil, cansativa: candidatos em Ribeirão Preto, SP, avaliam primeira fase da Fuvest 2024
19/11/2023
Prova neste domingo (19) envolvia 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais. É necessário acertar, pelo menos, 27 para convocação para a segunda fase. Depois do calorão, candidatos em Ribeirão Preto (SP) foram surpreendidos com a chuva ao deixar a prova
Juliana Moratto/g1
Candidatos que prestaram a primeira fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) em Ribeirão Preto (SP) avaliaram a prova como difícil e cansativa.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Neste domingo (19), caíram 90 questões de conhecimentos gerais e questões interdisciplinares de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. É necessário acertar, pelo menos, 27 para convocação para a segunda fase. Na região, 10.516 candidatos estão inscritos.
Um dos primeiros a deixar o local de prova, na Universidade Paulista (UNIP), Samuel Vila Ferreira, de 20 anos, prestou Fuvest pela primeira vez e disse que a prova estava difícil.
"Eu fiz simulados da Fuvest anteriormente e, comparado com os simulados, achei a prova um pouco mais difícil".
Samuel Vila Ferreira, 20 anos, foi um dos primeiros a deixar o prédio na UNIP, em Ribeirão Preto (SP), neste domingo (19)
Juliana Moratto/g1
Ele conta que quer fazer Ciências Biomédicas e estudou sozinho, por um ano, para se preparar.
"A parte de português, essa parte de interpretação de texto eu achei mais difícil. A parte de física também achei mais difícil".
O candidato também prestou o Exame Nacional do Ensino Médio e, quando comparou uma prova e outra, revelou que o Enem foi mais cansativo.
"O Enem foi muito mais cansativo. Eles [a Fuvest] são mais diretos e retos ao assunto. O Enem é aquele negócio com texto enorme, inclusive este ano teve muito mais texto do que o comum".
Elisa Alves da Silva, de 18 anos, termina o ensino médio neste ano e fez Fuvest como treineira.
Elisa Alves da Silva, de 18 anos, prestou Fuvest este ano como treineira, em Ribeirão Preto (SP)
Juliana Moratto/g1
Ela conta que vai prestar direito no ano que vem e quer fazer um cursinho preparatório. Para este domingo, se preparou refazendo provas anteriores da Fuvest e assistindo vídeos no Youtube, mas achou a prova bem cansativa.
"Por enquanto, fiz por conta própria mesmo, só pra sentir o estilo da prova e ver como seria. Pela Fuvest ter um estilo mais conteudista, uma prova que você identifica através dos conteúdos, acredito que seja bem importante fazer a prova pela experiência. Achei bem cansativo, tinha bastante questões que trabalhavam essa questão do conteúdo, senti um pouco de falta de questões que trabalhassem a área de sociologia, de filosofia, embora tinham bastante questões interessantes na área".
Após calorão, candidatos foram surpreendidos com chuva
A chuva atingiu a região de Ribeirão Preto no meio da tarde, quando os candidatos já estavam dentro das salas de aula.
Antes dos portões abrirem, por volta das 12h, os termômetros batiam 35ºC em Ribeirão e muita gente fez estoque de água e buscou sombra nas árvores.
No fim da tarde, no entanto, as temperaturas caíram para 24ºC e um temporal na cidade surpreendeu quem deixava a unidade após cinco horas de prova.
A primeira fase da Fuvest terminou com 8,68% de abstenção total. Ribeirão Preto registrou a menor média da região, com 7,9%.
Em Franca (SP), 9,39% dos candidatos não compareceram e em Barretos (SP) foram 8,81%. Em 2022, a abstenção foi de 13,8%.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região