Pacientes são evacuados após fogo atingir estação de energia no HC de Ribeirão Preto
10/01/2025
Incêndio começou próximo ao centro cirúrgico, mas já foi contido, de acordo com superintendente. Oito pacientes adultos e uma criança da recuperação cirúrgica foram transferidos para o Hospital Santa Lydia. Ninguém ficou ferido. Pacientes são evacuados após fogo atingir casa de máquinas no HC de Ribeirão Preto
Redes sociais
Pacientes internados no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) precisaram ser evacuados às pressas na manhã desta sexta-feira (10), após um incêndio atingir uma estação de energia no subsolo do hospital. Segundo informações preliminares, apesar da evacuação, ninguém ficou ferido.
O fogo começou por volta das 7h50 devido a uma falha no circuito elétrico de uma subestação, localizada no pavilhão macânico, em uma área externa do prédio.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com a EPTV, afiliada da TV Globo, os pacientes localizados nas proximidades do incêndio foram transferidos para outra ala. Já nas áreas de enfermaria, não houve necessidade de deslocamento. Até o momento, oito pacientes adultos e uma criança foram transferidos para os hospitais Santa Lydia, São Francisco de Assis e HC-UE.
Princípio de incêndio em casa de máquinas do HC Campus em Ribeirão Preto obriga pacientes evacuarem prédio
Segundo Hilton Ricz, superintendente em exercício do HC, o problema não gerou impacto para os pacientes internados. No entanto, as consultas eletivas foram canceladas e serão reagendadas para a próxima semana.
"Ainda estamos avaliando o que aconteceu com o pessoal da engenharia, que tá tomando conta disso. É uma área isolada em relação a áreas de internação, sem nenhum imapcto para os nossos pacientes. As medidas protocolares de contigência foram tomadas imediatamente. Nossas enfermarias não tiveram nenhuma transferência de pacientes, nenhuma alteração, está tudo sob controle nesse momento", disse.
Segundo Ricz, a previsão é que a situação seja normalizada ainda nesta tarde, após a saída de toda a fumaça do prédio. As áreas mais afetadas são as administrativas, informática e o setor de nutrição.
O prédio está sendo abastecido por geradores, uma vez que a energia elétrica precisou ser cortada. O Corpo de Bombeiros realizará uma vistoria no local antes de autorizar a reocupação do prédio. Pacientes com consultas eletivas marcadas foram orientados a retornar para suas casas e deverão ser reagendados para a próxima semana.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região