Censo 2022: Planalto Verde é o bairro mais populoso de Ribeirão Preto, com mais de 42 mil habitantes
14/11/2024
Novo Censo do IBGE mostra dados por região e destaca população urbana e rural. Cidade tem 99% dos moradores em área urbana. Vista aérea de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O Planalto Verde, na zona Oeste de Ribeirão Preto (SP), é o mais populoso da cidade. A região conta com 42.789 dos 698.642 habitantes, o que a coloca em primeiro lugar entre os bairros com mais moradores, de acordo com novo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (14).
Heitor Rigon e Campos Elíseos, ambos na zona Norte da cidade, aparecem na sequência, com 32.852 habitantes e 29.418, respectivamente. Juntos, os dois bairros somam 62.270 pessoas.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Esta é a primeira vez que o IBGE faz um recorte completo de bairros, distritos e zonas urbanas e rurais das cidades brasileiras.
No levantamento, Iguatemi, na zona Sul de Ribeirão Preto, é o bairro com menos moradores. São 142 pessoas vivendo no local. O bairro Recreativa é o segundo com menos pessoas vivendo no local, 197 no total, ainda de acordo com o levantamento.
LEIA TAMBÉM
População em favelas cresce 68% em Ribeirão Preto, diz IBGE; 71% do total são pretos ou pardos
População em Ribeirão Preto é de 698.259 pessoas, aponta o Censo do IBGE
Os dados mostram que 99% da população em Ribeirão Preto vive em áreas urbanas. São 696.033 habitantes, dos 698.642 no total.
📊 Veja abaixo os bairros com mais habitantes:
Área rural
A área rural conta com apenas 2.609 moradores, a maioria deles (582), no Ribeirão Verde, zona Leste da cidade. O segundo bairro da área rural mais populoso é o Jardim Itaú, na zona Oeste, que conta com 462 pessoas.
A contagem de população por bairro faz parte da malha de setores censitários do Censo 2022 e tem como objetivo traçar um mapa da população em todas as áreas, desde cidades e sedes distritais (as 'vilas') até núcleos urbanos, aglomerados rurais, favelas e comunidades urbanas, agrupamentos indígenas, agrupamentos quilombolas e agrovilas de projetos de assentamento.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região