Moradora mostra enxurrada dentro de casa e água com lama entrando pela janela no interior de SP; VÍDEO
16/11/2024
Alagamentos crônicos afetam rotina de moradores do distrito de Jurucê, em Jardinópolis (SP), há cerca de dez anos. Água invade casa por porta e janela após chuva em Jurucê, distrito de Jardinópolis; VÍDEO
Uma moradora do distrito de Jurucê, pertencente ao município de Jardinópolis (SP), flagrou esta semana o momento em que a água da chuva, misturada com a lama, invade e alaga toda a casa dela.
No vídeo (veja acima), é possível ver que a força da água é tão grande que, além de passar pela porta, entra por uma das janelas da casa e em questão de minutos toma conta dos cômodos e danifica os móveis.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“A casa está alagando toda. Já alagou tudo”, lamenta a moradora.
O transtorno é uma amostra dos problemas enfrentados há cerca de dez anos por dezenas de moradores de ranchos e chácaras toda vez que chove na região da Estrada do Entroncamento, localizada a poucos quilômetros de Ribeirão Preto (SP) e de onde é possível avistar a maior cidade da região pela proximidade.
Água da chuva entra pelo portão e pela janela em casa no distrito de Jurucê, em Jardinópolis (SP)
Reprodução/EPTV
Além de deixar moradores ilhados, já que é o único acesso ao bairro, prejudica as crianças, que não conseguem pegar o ônibus escolar, além de comerciantes e pessoas que precisam de atendimento médico de urgência.
Com a chuva desta semana, o muro da casa do aposentado Adalto de Souza caiu pela segunda vez.
"A força da enxurrada é muito grande, sai derrubando tudo mesmo, isso é inevitável. Agora vou ter que esperar dar uma parada com a chuva, arrumar uma máquina pra tirar todo esse entulho e arrumar uma pessoa que saiba fazer”, lamenta.
O comerciante Júlio César Magalhães de Oliveira acredita que o problema piorou depois da abertura de um loteamento próximo e que, até hoje, ninguém se responsabilizou.
Enxurrada derrubou muro de casa na região da Estrada do Entroncamento, em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP)
Sérgio Oliveira/EPTV
Para ele, a solução seria canalizar a água da chuva diretamente para o Rio Pardo. Ele garante que os imóveis atingidos estão regularizados.
“Aqui atrás de onde a gente está tem uma cacimba que já foi assoreada várias vezes pelo tanto de terra, entulho que desce, e tem uma estrada na fazenda, que nem é utilizada. Era só tubular essa água no córrego, e o córrego cai no Rio Pardo, é o curso natural da água, não ia afetar plantação, não ia afetar nada", sugere.
O que diz a Prefeitura
Procurada, a Prefeitura de Jardinópolis informou que, em decorrência de invasões clandestinas do antigo leito Fepasa, no trecho correspondente ao Cemitério Municipal do distrito de Jurucê até a Estação Entroncamento, o solo perdeu proteção natural e colaborou para o escoamento da argila junto da água.
No retorno, a administração municipal não apresentou nenhuma alternativa para solucionar o problema.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região